Notícias

06 de Junho de 2023 – Tony Levin  – 77 anos

Uma verdadeira intervenção no mundo dos contrabaixos, o gigante Tony Levin faz aniversário neste dia.

Estima-se que tenha participado de mais de 500 discos, tendo tocado com artistas tão variados e díspares quanto Cher, Alice Cooper, John Lennon, Stevie Nicks, Pink Floyd, Tom Waits, King Crimson, Brian Ferry, Laurie Anderson, David Bowie, Lou Reed, Peter Gabriel, Herbie Mann, James Taylor, Ringo Starr, Art Garfunkel, Al Di Meola, Joan Armatrading, Andy Summers, Gary Burton, Natalie Cole, Yoko Ono e Mike Portnoy.

Tony é também famoso por ter ajudado a popularizar um instrumento chamado Chapman Stick, que é, grosseiramente, algo parecido com um bração de guitarra, com 8, 10 ou 12 cordas, tocado com técnicas de tapping e fretting, como se fosse um piano.

Além disso, a ele é atribuída a criação dos chamados “funk fingers”, que são basicamente baquetas de bateria recortadas e adaptadas aos dedos, de modo a percutir as cordas do contrabaixo.

Em recente entrevista ao canal do produtor Warren Huart, no You Tube, revelou que, em alguns dias, participaria de um evento com seus comparsas de King Crimson, Adrian Belew e Pat Mastelotto, chamado “Three of a Perfect Pair Music Camp”, em parceria com a Organização sem fins lucrativos “Music Masters Collective”. Disse que estava praticando bastante pois haveria algumas jams com os estudantes e ele tinha que estar preparado.

No meu imaginário, entrei na entrevista e disse a ele… C’mon Mr. Levin! Praticando? Você só pode estar de brincadeira!

Mas ele não estava. Dei-lhe parabéns e saí sem graça.

Cristian Fetter

Cristian Fetter Mold é gaúcho mas mora em Brasília desde 1991. É advogado e professor na área de Direito de Família e Sucessões. Coleciona música em mídia física, desde os 12 anos de idade, especialmente Rock dos anos 50 a 90 e, em menor escala, Jazz dos anos 40 aos 70. É um dos criadores do Podcast "Prisioneiros do Rock" e às vezes se mete a formar bandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *