Notícias

ELIZABETH FRASER – 60 anos

Uma das mais belas vozes do nosso tempo, Elizabeth Fraser chega hoje aos 60 anos.

         Fraser ficou famosa primeiramente por ser a porta voz das paisagens sonoras criadas pelos arquitetos do grupo escocês Cocteau Twins, na ativa entre 1979 e 1997. Seu fraseado único e suas vocalizações angelicais, criadas sobre onomatopeias, palavras em outros idiomas, “sons subjetivos e emoções verbalizadas” (expressões do crítico Jason Ankeny), muitas vezes distribuídas por múltiplos canais, foram definitivos para que o grupo atingisse notoriedade.

         Discos como “Treasure”, de 1984 e “Heaven or Las Vegas”, de 1990, permanecem encapsulados como duas pérolas do chamado “dream pop”, sendo também rotulados como “ambient pop” e “ethereal wave”. Por aqui, independentemente do termo escolhido, consideramos duas excelentes introduções ao fascinante universo desta banda singular.

         Após o fim do Cocteau Twins (e de seu relacionamento com o guitarrista Robin Guthrie), Elizabeth participou de projetos com Peter Gabriel, cantou em discos de outros colegas do Selo 4AD, sendo muito lembrada pela coautoria e vocais do sucesso internacional “Teardrop”, que está no disco “Mezzanine” do grupo Massive Attack, lançado em 1998, número 10 na Inglaterra e um curioso (ou nem tanto…) topo da parada na Islândia, com videoclipe fantástico de alta rotação na MTV.

Também contribuiu para trilhas sonoras de vários filmes, como por exemplo, “Cruel Intentions” (versão moderna teen do clássico “Ligações Perigosas”), além de dois filmes da franquia “O Senhor dos Anéis”

Fraser tem uma carreira solo discreta e bissexta, com poucos e espaçados lançamentos. Em 2022, contudo, as plataformas de streaming receberam seu projeto Sun’s Signature, em duo com o baterista Inglês Damon Reece, o que também gerou um EP com tiragem de 8 mil exemplares para o Record Store Day. Já em junho de 2023, a cantora lançou um single com uma versão de “At Last I’m Free”, original do baterista Robert Wyatt, ex-Soft Machine. Dois lançamentos que merecem ser conferidos.

Elizabeth Fraser tem um curioso e longevo poder: encantar a todos que conhecem sua arte. Seu aniversário não podia passar em branco.  

Crédito da Imagem: Foto retirada do site da 89 FM (https://www.radiorock.com.br), creditada como “Divulgação”.

Cristian Fetter

Cristian Fetter Mold é gaúcho mas mora em Brasília desde 1991. É advogado e professor na área de Direito de Família e Sucessões. Coleciona música em mídia física, desde os 12 anos de idade, especialmente Rock dos anos 50 a 90 e, em menor escala, Jazz dos anos 40 aos 70. É um dos criadores do Podcast "Prisioneiros do Rock" e às vezes se mete a formar bandas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *