Discos

Ha! Ha! Ha!, o ponto de virada do Ultravox!

Qual é o maior desafio de toda a banda? É fugir da tal síndrome do álbum seguinte. E no caso do Ultravox! a banda, apesar de seguir os mesmos passos de seu disco de estreia, dá um passo em direção ao futuro, ao se aproximar dos estilos que tornariam-se populares na década seguinte com o New-Wave, com a colocação de sintetizadores e uma bateria implacável e impecável.

E em “Ha! Ha! Ha!” o que vemos é um dos discos de pós punk mais inovadores da época. A banda nunca foi apenas uma banda de punk, eles foram capazes de fazer uma transição para algo mais artístico. Há uma linha muito tênue entre o punk de 77 e os experimentos de sintetizadores do Kraftwerk e Low de David Bowie, assim como há uma grande influência de Roxy Music. Só isso já vale a audição deste disco.

Há algumas pessoas que consideram “Ha! Ha! Ha!” como um álbum profético, principalmente pelo teor de suas letras. E se você for parar para analisar, faz um certo sentido. Aqui, John Foxx imagina o futuro cantando sobre a escuridão que já existia na sociedade. É um mundo onde a raça humana acredita ingenuamente que tem controle sobre a natureza e inicia uma nova guerra para controlar a tecnologia.

Para entender essa mudança sonora que o Ultravox! estava buscando, precisamos esperar até “Distant Smile“, com sua introdução de 2 minutos, até a última música do disco, a obra-prima “Hiroshima Mon Amour“. E preciso te confessar, a produção de Steve Lillywhite foi crucial pra isso. Ela captura o espírito crú e enérgico da banda, enquanto também permite a experimentação musical.

Foto: John Foxx Facebook


O Ultravox! é um dos grupos de mais destaque do final dos anos 70, apesar de não ter muito reconhecimento. Os três primeiros álbuns são iguais a outros álbuns inovadores desta época, como Gang of Four, Buzzcocks e Magazine.

Ha! Ha! Ha!” é um álbum que marcou uma virada na carreira da banda, indicando sua evolução em direção à música eletrônica e new wave. Com uma mistura de músicas enérgicas e sombrias, o álbum oferece uma visão intrigante da transição da banda no final dos anos 1970. É um registro valioso para os fãs da história da música e uma parte fundamental da discografia do Ultravox!.

Se você ainda não conhece o disco ou mesmo a banda, recomendo a audição dos 3 primeiros discos da banda. Aposto que você não vai se arrepender.

Luis Fernando Brod

Oi. Sou o cara do MINHA VIDA EM VINIL e colaborador do site Disconecta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *