Filmes e Séries

Love to Love You, Donna Summer.

Disponível na HBO Max, “Love to Love You” é o tipo de documentário que explora a intimidade da diva da dance/soul music Donna Summer. O que vemos ali é um recorte de filmes caseiros, fotografias e imagens de arquivos de Donna Summer que cria um retrato revelador de uma mulher ambiciosa, forte e problemática que foi.

É estranho pensar que quando ela chegou às paradas de sucesso em 1975, foi um momento escandaloso na carreira da artista. “Love to Love You Baby“, que dá nome ao documentário, apresentou Summer com uma dose extra de sensualidade e sexualidade, o que, inicialmente, deixou o pessoal da BBC no direito de se recusar a tocar o disco e os entrevistadores a questionarem o porque dos “ruídos prazerosos”. E olha que ela não se considerava nem um pouco sedutora, sexy ou sensual.


“Não era eu, era algo que eu estava interpretando, um papel”, diz ela logo no início do documentário. Ele é dirigido por Roger Ross Williams com a filha de Summer, Brooklyn Sudano. No entanto, o documentário peca um pouco pela constante lembrança de que Summer era incerta em ser “coroada” como a Rainha da Disco, porque ela sentia que isso meio que “marginalizava” seus dons vocais. É mais um documentário em busca de significado na história de sua mãe, de acordo com Brooklyn. E isso pode incomodar algumas pessoas.

Porém, dadas as ausências de alguns fatores que tornariam este documentário mais especial, o que o filme capta é que Donna Summer, além de ter sido uma artista imponente, era uma alma machucada, que desviou-se de seu caminho ao tentar se salvar.

Love to Love You” pode não ter juntado completamente as peças de quem Summer era, mas promoveu uma apreciação pelo que ela produziu, particularmente durante aquele período excessivamente fértil de sucessos no final dos anos 70.

Luis Fernando Brod

Oi. Sou o cara do MINHA VIDA EM VINIL e colaborador do site Disconecta.

One thought on “Love to Love You, Donna Summer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *